Administração - Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024

PREFEITURA MUNICIPAL FAZ ALERTA SOBRE CUIDADOS COM ESCORPIÕES

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Endemias e Vetores, faz um alerta à população sobre a importância de adotar medidas preventivas contra escorpiões.

PREFEITURA MUNICIPAL FAZ ALERTA SOBRE CUIDADOS COM ESCORPIÕES

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Endemias e Vetores, faz um alerta à população sobre a importância de adotar medidas preventivas contra escorpiões, especialmente com a chegada do período de altas temperaturas e chuvas. Este cenário favorece o aumento da incidência desses animais, que buscam abrigo em locais úmidos e escuros, aumentando o risco de acidentes.

Cuidados para Evitar o Aparecimento de Escorpiões:

1. Manter o ambiente limpo: Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, madeiras e materiais de construção ao redor das casas, pois estes são abrigos comuns para escorpiões.

2. Vedar frestas e buracos: Tampe frestas em portas, janelas e paredes, além de ralos e canalizações, para impedir que os escorpiões entrem nas residências.

3. Cuidados com lixo e alimento: Mantenha o lixo sempre bem fechado e limpe frequentemente áreas de armazenamento de alimentos, evitando atrair insetos, como baratas, que servem de alimento para os escorpiões.

4. Inspecionar roupas e calçados: Sempre verifique sapatos, roupas e toalhas antes de usá-los, pois os escorpiões costumam se esconder nesses locais.

5. Manter áreas verdes aparadas: Capine jardins e terrenos baldios para diminuir possíveis esconderijos para os escorpiões.

Como Proceder em Caso de Acidente:

Em caso de picada de escorpião, o Departamento de Saúde orienta a população a buscar atendimento médico imediato. As principais recomendações são:

- Lavar o local da picada com água e sabão.

- Procurar o Pronto Socorro

A Prefeitura reforça que a prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes e pede a colaboração de todos para manter os ambientes limpos e seguros.