Educação - Sexta-feira, 16 de Março de 2018

Instituto Votorantim reúne autoridades e professores para debater o futuro da educação

Para celebrar as atividades do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), o Instituto Votorantim mobilizou secretários de educação e professores de todos os municípios onde as empresas da Votorantim S.A. estão presentes para participar da “Oficina de Pactuação do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2018”. O encontro, que aconteceu em São Paulo no final de fevereiro, contou com a abertura de Ana Helena de Moraes Vicintin, vice-presidente do Instituto Votorantim, e Sérgio Malacrida, diretor Financeiro da Votorantim S.A. Representando Divinolândia, a gerente municipal de Educação, Neire Jacob também esteve presente. O PVE já atinge 350 mil alunos, com idades entre 6 e 14 anos e é representado em todo o Brasil. A educação é um dos principais pilares para a construção da identidade de um cidadão e foi pensando nisso que o Instituto Votorantim vem investindo no projeto, que está presente em 17 estados brasileiros.Para debater os desafios da educação em 2018, foi montada uma mesa redonda mediada por Cláudia Costin, ex-diretora global de educação do Banco Mundial, que contou, ainda, com a participação de José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Kleber Montezuma, secretário de educação de Teresina.Além dos participantes da mesa redonda, estiveram presentes os secretários dos municípios de Alumínio e Araçariguama e Divinolândia (São Paulo), Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre (Minas Gerais) e Niquelândia (Goiás), cidades onde a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) tem atuação. Em parceria com as Secretárias de Educação e do Instituto Votorantim, a CBA dará vigor às novas abordagens do PVE, cuja gestão tem foco na aprendizagem e na leitura.Em Divinolândia, o objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Atualmente, estamos com o Ideb de 6.1, que está dentro da meta projetada. Nosso objetivo é melhorar este índice e, com as ações voltadas para a leitura, aprimorar também a alfabetização no município”, conta Neire Jacob, gerente de Educação. “Neste ano, vamos tentar aproximar ainda mais os professores, para que eles se envolvam mais com o programa e, assim, possamos caminhar juntos”, completa Neire.No PVE 2018, os secretários contarão com coaching individual ou em grupo, além de poderem usar a plataforma Educare, uma tutoria online para apoio escolar personalizado e à distância. Com a reformulação do programa, a formação dos envolvidos será intensificada na gestão educacional, visando a melhor alocação de recursos dentro e fora da sala de aula, além de foco no desenvolvimento de competências em todos os ciclos e interciclos ao longo do ano.Para o consultor de responsabilidade social da CBA, Alan Ferreira da Costa, o evento de Pactuação celebra o investimento em educação e reforça o compromisso dos municípios com o ensino dos jovens. “O compromisso da CBA é contribuir para a melhoria da educação nas seis cidades onde a empresa está presente. E nós acreditamos que que isso faz a diferença”, disse.No evento também foram apresentados os resultados conquistados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No período de 2008 a 2015, por exemplo, o PVE colaborou para acelerar em 38% a evolução do índice nos municípios que aplicaram o programa no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II.