Obras - Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Com verba do MIT; Divinolândia inicia obras de revitalização da fonte na Praça Matriz

Nesta semana iniciaram as obras de paisagismo da Praça Dr. Alcindo Cardoso de Paiva e revitalização da fonte. O projeto é fruto da verba recebida por meio do convênio do MIT (Município de Interesse Turístico).De acordo com o projeto elaborado, a Fonte necessita de nova instalação elétrica, hidráulica, bombas, iluminação, remoção e novo revestimento, nova impermeabilização, nova pintura e outros serviços. Toda a parte elétrica e hidráulica será substituída por sistemas mais modernos e implantado conjuntos de jatos ornamentais e projetores subaquáticos de Led com troca de cores automáticas e painel de controle eletrônico.“Este é o primeiro projeto aprovado pelo Comtur – Conselho Municipal de Turismo e desenvolvido pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura para o convênio do MIT. A Praça Dr. Alcindo Cardoso de Paiva (Matriz) é o coração de Divinolândia e a fonte luminosa era o principal ponto de encontro da população antigamente. Com a obra de revitalização, queremos trazer novamente aquelas lembranças dos passeios na Praça e os momentos de lazer na fonte, além de atrair novos turistas à nossa cidade”, destacou o Prefeito Dr. Naief Haddad Neto.Andamento da ObraA obra será iniciada com a instalação da placa de obra, fechamento com tapume, colocação de container. Logo após serão iniciadas as demolições e retiradas uma vez que os detalhes, revestimentos, pisos, esquadrias e hidráulica serão substituídos/reconstruídos em quase toda sua integralidade. A parede externa da taça passará por estucamento e lixamento. Antes da construção do novo piso já serão executadas as hidráulicas e elétricas que estarão sob o mesmo. Então será aplicada lona plástica, instaladas as armaduras em tela em duas camadas com espaçadores, lançado o concreto com as especificações adequadas e posteriormente aplicada argamassa de regularização.Na fonte internamente será aplicada impermeabilização em manta asfáltica com armadura, posteriormente receberá papel kraft, argamassa de proteção com tela em polietileno, externamente, detalhes e taça receberão impermeabilização em argamassa polimérica, em seguida os detalhes em cobogó e concreto armado serão construídos, então as paredes internas e externas, detalhes e taça receberão chapisco e emboço, logo após o piso, as paredes internas e externas, detalhes e taça receberão revestimento em pastilha de porcelana. O teto, paredes da casa de máquinas e seu acesso receberão impermeabilização em argamassa polimérica, em seguida receberão chapisco, emboço e reboco com posterior pintura, no chão será executado contrapiso com posterior revestimento e rodapé em pedra mineira.O paisagismo será iniciado com a retirada da vegetação e solo existente no canteiro da fonte, posteriormente será executada forração em lírio amarelo, nos canteiros existentes na praça serão executados em 3 pontos o plantio de espécie arbórea e forração em grama amendoim.